segunda-feira, 29 de abril de 2013

Por quanto você está vendendo mais de 60% do seu dia?

A realidade cruel do trabalhador brasileiro que chega a 100 horas semanais! Estamos vivendo ou sobrevivendo? Está valendo a pena para quem?

Começo este artigo citando a CLT no seu artigo 442: “Contrato individual de trabalho É O ACORDO tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego”.
A CLT diz de forma clara que o contrato de trabalho é fruto de um acordo, acordo só pode ser entre ambas as partes, a saber, empregador e empregado. Qual foi a última vez que você negociou seu contrato de trabalho? Situação difícil em nosso país, onde os contratos nos são “empurrados”, temos processos seletivos em que só se responde qual será o salário no final do processo e para o vencedor. Como vamos negociar com uma terceirizada? Ela só está ali para “escolher” o melhor, não tem acesso a nenhuma outra informação.
Artigo 442-A: “Para fins de contratação, o empregador não exigirá do candidato a emprego comprovação de experiência prévia por tempo superior a 6 (seis) meses no mesmo tipo de atividade”
Por quantas vezes nós vemos exigências de experiência superiores a um ano? Está é outra infração cometida pelas RH’s da vida.
Após esse processo todo você vai descobrir a carga horária de 08 horas por dia se acrescentarmos a 01 hora de almoço, as 04 horas que perdemos no trânsito e as 02 horas extras a qual “concordamos” em fazer, chegamos a 15 horas por dia sendo gastas em prol da sagrada labuta. 15 horas correspondem a mais de 62% de um dia, se acumularmos para semana chegamos a quase 100 horas por semana, o que corresponde a 60% de toda a semana, isso mesmo, eu e você estamos ocupados 60% de nossa semana trabalhando!
E faço a pergunta, por quanto? Como estão os salários e benefícios? Ambiente de trabalho e possibilidades de desenvolvimento? Nossos chefes tem tempo para nos ouvirem?
Infelizmente uma parte deles acredita que trabalhamos pouco...
Quantos brasileiros estão sobrevivendo hoje com um salário mínimo ou dois, não faz tanta diferença, por 60% de seu tempo?
Se a essas 15 horas acrescentarmos o período em que dormimos, chegamos a 22 horas de um dia de 24 horas, ou seja, temos 2 horas por dia de lazer, para estudar, conhecer nossos filhos e esposas e esposos. Quem foi que disse que a escravidão acabou? Hoje a escravidão não é mais racial é social, somos escravos de nossa condição social.
Ainda chegamos no trabalho com câmeras de segurança em nossas faces, internet bloqueada e monitorizada, revista de bolsas, ponto eletrônico ávido por denunciar segundos de atrasos, pois nos mandam bater antes para não contar horas extras, quando não nos enganam com o banco de horas. Metas, desafios e a famigerada pressão, estamos fazendo o trabalho de 2 ou 3, ainda inventaram um nome bonito para isso, reengenharia.
Como escapar disso tudo e viver? Sinceramente não sei, é questão de sorte de entrar numa empresa justa, traduzindo, o famoso QI (quem indica). O que podemos fazer é viver dignamente e não aceitar estes absurdos, enfrentar com bom senso e não esquecer que nada é mais valioso que o nosso tempo, pois ele é a nossa vida e não volta.

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/por-quanto-voce-esta-vendendo-mais-de-60-do-seu-dia/70333/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião